Laços de repetição




Curso C++ - eXcript - Estrutura FOR

Curso C++ - eXcript - EstruturaWHILE

Curso C++ - eXcript - Estrutura DO WHILE


















Quer saber mais? Acesse  clique aqui (sites)   ou   aqui (vídeos) !!!



Laços de repetição 
Os laços de repetição são ferramentas poderosas para o controle do fluxo de execução do programa. Eles permitem que um determinado trecho de código seja executado até que uma condição específica seja satisfeita.

A linguagem C++ possui três tipos de laços de repetição, a saber, o for (para), o while (enquanto) e o do while (faça enquanto).

O for deve ser utilizado quando você sabe o número de vezes em que o laço será executado.

O while e o do while devem ser empregados quando não sabemos o número de vezes em que o laço será executado.

Existe uma particularidade entre o while e o do while. O bloco while pode nunca ser executado, caso a condição seja falsa logo na primeira tentativa. O do while executa o bloco e depois verifica a condição, portanto, ele será executado ao menos uma vez.

A forma geral de cada um dos laços é apresentada a seguir:


Laço: for

for (variável = valor inicial; condição do laço; incremento ou decremento){
  comandos...
}


Laço: while

while(condição) {
  comandos...
}


Laço: do while

do {
  comandos...
} while(condição);

Nas estruturas while e o do while você deve alterar a condição, dentro do bloco, para que de alguma forma o laço tenha fim. Se isso não ocorrer, o programa entrará no chamado loop infinito.

 - Exemplo do laço: for


2 - Exemplo do laço: while


3 - Exemplo do laço: do while


Lembrando !!! Nas estruturas while e o do while você deve alterar a condição, dentro do bloco(contador++), para que de alguma forma o laço tenha fim. Se isso não ocorrer, o programa entrará no chamado loop infinito.


Exercícios para fazer !!!

0 - Crie um programa que imprima os números de 1 até 10

1- Fazer um programa que imprima números de 1 a 100  (use o laço "for").

2- Fazer um programa que imprima números de 50 até 0 (use o laço "for").

3- Faça um programa que mostre na tela todos os números de 100 a 200 usando laço while().

4- Faça um programa que mostre na tela todos os números de 20 a -20 usando laço do while().

5- Fazer um programa que imprima números pares de 0 a 20.

6- Fazer um programa que imprima números ímpares 1 a 31.

7- Fazer um programa que pergunte 10 números ao usuário e apresente a soma destes números.

8- Fazer um programa que pergunte quatro notas, uma para cada bimestre e apresente a média final.

9- Fazer um programa que pergunte quatro notas, uma para cada bimestre, calcule os pesos e apresente a média final.

10- Fazer um programa que pergunte vários números até que seja digitado um número par.

11- Fazer um programa que pergunte vários números, enquanto forem positivos.

12- Desenvolva um gerador de tabuada, capaz de gerar a tabuada de qualquer número inteiro entre 1 a 10. O usuário deve informar de qual numero ele deseja ver a tabuada. A saída deve ser conforme o exemplo abaixo:
Tabuada do 5:

5 X 1 = 5
5 X 2 = 10
...
...
5   X 10 = 50


14 – Crie um programa que pergunte 10 números para o usuário e apresente a soma destes

números.

15 – Crie um programa que pergunte 10 números para o usuário e apresente a soma destes

números, o maior número, o menor número e a média destes números

                                             ( media = somadetodos / 10)


16 – Crie um programa que capture um número digitado pelo usuário e armazene em uma

variável. Em seguida, imprima todos os números a partir do número 1 até chegar ao número

digitado pelo usuário.

                          Exemplo: Se o usuário digitar 5, o programa deve imprimir: 1,2,3,4 e 5


17 – Faça um programa que capture vários números inteiros, até que seja digitado o número

“-999”.

18 - Faça um programa que peça para n pessoas a sua idade, ao final o programa devera verificar se a média de idade da turma varia entre 0 e 25,26 e 60 e maior que 60; e então, dizer se a turma é jovem, adulta ou idosa, conforme a média calculada.

19 - Faça um programa que peça 10 números inteiros, calcule e mostre a quantidade de números pares e a quantidade de números ímpares.

 

Exercícios no site da OBI - Laços de repetição:

Prêmio do milhão - https://olimpiada.ic.unicamp.br/pratique/pj/2015/f1/premio/  

Garçom - https://olimpiada.ic.unicamp.br/pratique/pj/2010/f1/garcom/