Vetores (Arrays)



 




 


Resolva os exercícios propostos:
 

1) Criar um programa que armazene 15 números em um vetor, em seguida, imprimir todos esses números e mostrar a soma de todos eles.

2) Criar um vetor que armazene 20 números em um vetor, em seguida, imprimir todos estes números da última posição do vetor para a primeira (invertido).
 

3) Criar um vetor que armazene 18 números, em seguida, imprimir somente os números pares.
 

4) Criar um vetor que armazene 13 números, em seguida, imprimir somente os números ímpares.

5) Crie um programa em C++ que peça 10 números, armazene eles em um vetor, faça a leitura e diga qual o maior valor.

6) Crie um programa em C++ que peça 10 números, armazene eles em um vetor, faça a leitura e diga qual o menor valor.
 

7) Crie um programa em C++ que peça 10 números, armazene eles em um vetor, faça a leitura e diga qual o menor e o maior valor.

8) Crie um programa em C++ que peça 10 números, armazene eles em um vetor, faça a leitura e diga qual a média dos valores. (media = soma dos valores / número de ocorrências).
 

9) Faça um algoritmo que leia um vetor N[20]. A seguir, encontre o menor elemento do vetor N e a sua posição dentro do vetor, mostrando: “O menor elemento de N é”, M, “e sua posição dentro do vetor é:”,P.
 

10) Tentando descobrir se um dado era viciado, um dono de cassino honesto (ha! ha! ha! ha!) o lançou 30 vezes. Dados os n resultados dos lançamentos, determinar o número de ocorrências de cada face.





11) Média ou melhor

A professora de Geografia fez uma lista com a nota da prova de cada aluno da turma. Ela precisa de um programa de computador para calcular a média das notas da turma e determinar quantos alunos tiveram nota igual ou superior à média.

Entrada

A entrada consiste de duas linhas. A primeira linha contém um número inteiro N que indica o número de alunos da turma. A segunda linha descreve as notas dos alunos. Ela contém N números Xi, indicando a nota de cada aluno.

Saída

Seu programa deve escrever duas linhas na saída. A primeira linha deve conter apenas um número com precisão de uma casa decimal, a média da turma. A segunda linha deve conter apenas um inteiro, o número de alunos que tiveram nota igual ou superior à média.

Restrições

  • 1 ≤ N ≤ 1000
  • 0.0 ≤ Xi ≤ 10.0

Exemplos

Entrada
5
10.0 9.0 7.0 9.0 10.0
Saída
9.0
4

Entrada
2
5.6 5.6
Saída
5.6
2

Entrada
4
10.0 1.4 3.6 1.0
Saída
4.0
1